"ENQUANTO HOUVER ESTRELAS NO CÉU", DE KRISTIN HARMEL
Sinopse
Rose é a personagem principal e sofre de Alzheimer. Para se recordar de quem era e da sua origem, recorria à ajuda de uma estrela: a estrela da tarde. Antes de viver nos EUA, Rose viveu, na sua juventude, em Paris, durante a 2ª Guerra Mundial. Esta parte da sua história não era conhecida de ninguém, nem mesmo da sua neta Hope. Agora, antes de ser tarde demais, durante um dos seus raros momentos de lucidez, toma a decisão de contar à neta sobre esse passado, dando-lhe uma lista com nomes para que Hope parta para Paris e descubra o paradeiro dessas pessoas…
Opinião
Confesso que me tive, com a leitura deste livro, muitos momentos de irritação pelas injustiças que se cometeram naquele tempo contra os judeus. Por vezes, coloco-me no lugar de algumas personagens, só para ver como seria passar pelas mesmas dificuldade e, para mim, foi de facto difícil. Existem momentos no livro em que estamos prestes a desvendar o mistério da vida de Rose e, depois, a narração da autora leva-nos por outro caminho completamente diferente e faz-nos imaginar o desenlace para, mais tarde, descobrirmos que sempre soubemos ou desconfiámos da resposta. Para mim este foi um dos melhores livros que já li!
Gostei de várias personagens:
Hope pela sua força,
Rose pela sua coragem,
Jacob pela sua bravura e devoção a Rose e
Alain pela sua doçura.
Penso que, no fundo, esta história nos incentiva a levar uma vida com mais esperança e a não nos deixarmos abalar pelos simples entraves da vida.
Beatriz Freitas Candeias, 12 anos